top of page

Conferência de imprensa de apresentação do 64º Salone Nautico Di Genova

Evento acontece em Genova de 19 a 24 de Setembro



Aconteceu nesta manhã em Genova a conferência de imprensa de apresentação do 64º Salone Nautico Internazionale, programado para ocorrer em Gênova de 19 a 24 de setembro.


Após o discurso introdutório do Presidente da Confindustria Nautica, Saverio Cecchi, que anunciou a conclusão do processo de regulamentação do Código Náutico e a adoção do último decreto que torna operativo o novo título profissional simplificado para aluguel de embarcações de recreio, o Presidente de I Saloni Nautici, Andrea Razeto, tomou a palavra e traçou o panorama de um Salão que se prevê intenso sob todos os aspectos.


"A 64ª edição do Salone Nautico Internazionale de Gênova promete ser o momento de confirmações e consolidações. O cenário macroeconômico internacional, que oferece uma leitura dupla entre tensões político-militares e cortes de taxas de juros anunciados, parece, por ora, não afetar a tendência positiva que caracteriza o setor há alguns anos – declarou Razeto. Mesmo com o fim do impulso emocional pós-Covid, os números de crescimento permanecem em dois dígitos, indicando que a onda de novos ingressos no mundo da náutica de recreio não foi – em sua maioria – transitória ou fugaz. O público de pessoas que, de diferentes formas, se aproximaram deste mundo indiscutivelmente cresceu, a idade média dos usuários de embarcações diminuiu, e a capacidade de gasto de parte desses novos clientes se revela significativa."


Um Salão que, além disso, retoma um local icônico como o Palasport e mostrará quase na sua totalidade a renovação projetada por um arquiteto renomado como Renzo Piano. Já superado o marco de mil marcas expostas – serão 1.052 – e de embarcações em exibição – 1.030 – e com um coeficiente de ocupação ainda melhorável – até hoje, foi preferido abrir mão de alguns espaços para evitar interferências com o andamento das obras do Waterfront di Levante e garantir aos visitantes a continuidade do percurso expositivo – o layout permite uma experiência de visita única e envolvente, em um percurso expositivo contínuo. Ao todo, serão 220 mil metros quadrados de exposição entre terra e água, com 85% das áreas ao ar livre: 5.000 m² a mais do que em 2023. Também cresce o número de expositores estrangeiros, que apenas no segmento de produção aumentam em 23 unidades, além de mais de 100 novidades, com 30 estreias. A venda de ingressos online registra um aumento de 16% em comparação à mesma data de 2023.


O elemento orientador de cada percurso que os visitantes escolherem, com base nos seus interesses, será a inovação, o grande desafio de materiais e propulsões que garantam cada vez mais a preservação do meio ambiente, não apenas do marinho. Desde as embarcações, passando pelos motores, até o vasto leque de acessórios, toda a oferta será marcada por esse grande esforço por parte de toda a cadeia produtiva.


"A primazia da náutica 'made in Italy' no mundo está consolidada há mais de vinte anos – acrescentou Razeto. Em 2023, a liderança global na produção italiana de superiates registrou um aumento de 21% em relação ao ano anterior, mantendo 51% dos pedidos globais: uma embarcação em cada duas nos mares do mundo é Made in Italy. Nesse contexto, o Salone Nautico é a ferramenta que sempre sustentou e ampliou o impulso à internacionalização do setor, promovendo nossos valores no exterior. Com esse objetivo, o programa conduzido com a Agência ICE – pelo qual agradeço ao Presidente Matteo Zoppas – organizou coletivas de empresas italianas e apresentou a 64ª edição do Salone Nautico em nível mundial em Düsseldorf, Miami, Dubai, Nova York para a NY Design Week, Southampton e Hamburgo. Em execução ao Plano de Promoção do Made in Italy do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, um programa de 'incoming' trará ao Salone Nautico de Gênova os mais importantes operadores do setor e da imprensa estrangeira especializada, provenientes este ano de mais de 30 países dos cinco continentes."


"O Salone Nautico – que, também graças ao papel da náutica italiana em nível internacional, é cada vez mais um ponto de referência para todo o mundo que gira em torno do mar – terá um calendário completo de conferências e congressos para discutir e aprofundar as principais questões do setor com especialistas e stakeholders nacionais e internacionais – prosseguiu Marina Stella, Diretora Geral da Confindustria Nautica. A autoridade do programa de congressos do Salone Nautico FORUM24 é atestada pelo patrocínio da Comissão Europeia, confirmando a abrangência e a autoridade do trabalho que a Confindustria Nautica realiza também em nível europeu."


Na quinta-feira, 19 de setembro, a 64ª edição do Salone Nautico Internazionale de Gênova começa com o congresso "Políticas do Mar. As novas rotas para a competitividade da Itália, as perspectivas da indústria náutica", um momento crucial de discussão para delinear as estratégias futuras do setor. Até o momento, já estão confirmadas as presenças do Vice-Presidente do Conselho e Ministro das Infraestruturas e Transportes, Matteo Salvini, do Ministro das Empresas e do Made in Italy, Adolfo Urso, e do Ministro para as Políticas do Mar, Nello Musumeci, o que atesta o valor do Salone Nautico como ponto de referência para discutir e orientar as políticas industriais em apoio à competitividade do setor náutico, e o papel da Confindustria Nautica como interlocutor privilegiado para definir as políticas industriais do país.


Muitos eventos estão no calendário. Para citar os principais: a aguardada Boating Economic Forecast com a apresentação da última atualização dos dados do setor pelo Escritório de Estudos da Confindustria Nautica em colaboração com a Fundação Edison; "Náutica, Fiscalidade e Alfândega"; o encontro organizado pela Fundação Leonardo e pela Fundação Ansaldo para o 150º aniversário de Marconi; a Conferência Nacional de Turismo Náutico; a "European Boating Roundtable", realizada em colaboração com a EBI, a federação náutica europeia, que reunirá representantes da Comissão Europeia, Parlamentares Europeus e empresários do setor náutico para debater sobre o tema da sustentabilidade com um foco no turismo náutico.


O compromisso do Salone e da Confindustria Nautica com a sustentabilidade é expresso na realização da terceira edição do Shaping The Future – World Yachting Sustainability Forum, o fórum organizado pela Confindustria Nautica em colaboração com a International Boat Industry. Este ano, o foco será na Análise do Ciclo de Vida (Life Cycle Assessment), uma análise profunda sobre as aplicações, vantagens econômicas e seu impacto na inovação.


"A combinação sustentabilidade – inovação, agora indissolúvel, é a base de um setor em contínua evolução como a náutica – concluiu Stella. O Design Innovation Award, instituído pela Confindustria Nautica e pelo Salone Nautico de Gênova, nasceu com o objetivo de valorizar as excelências do design náutico e premiar os produtos que representam o melhor da inovação tecnológica e estilística. A quinta edição, que reconfirma a presidência do júri de Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile Milano, premiará os projetos que se destacaram por soluções tecnológicas de ponta, design inovador e materiais sustentáveis, contribuindo para moldar o futuro da náutica de recreio."


Este ano, o Salone Nautico de Gênova lança seu compromisso em promover a cultura e a editoração com o projeto BITTA64, um programa de apresentação de livros que trará a Gênova Giovanni Grasso, jornalista e escritor, bem como Conselheiro de Comunicação do Presidente da República, com "L’Amore non lo vede nessuno" e Antonio Caprarica, jornalista, escritor e ensaísta italiano, com o livro "La fine dell’Inghilterra. Un Paese smarrito, un trono vacillante".


Para concluir, e sempre na direção da sustentabilidade social e da promoção da saúde, esta edição reafirma o compromisso do Salone Nautico e da Confindustria Nautica em apoiar o Instituto Pediátrico Giannina Gaslini, um dos hospitais pediátricos mais importantes na área de cuidados e pesquisa a nível internacional. Graças à colaboração estabelecida com a Fundação Gaslininsieme, será possível arrecadar fundos, inclusive através da compra de ingressos eletrônicos para o evento, com o objetivo de doar ao Hospital Pediátrico um ventilador neonatal.


A sustentabilidade representa um desafio importante para a indústria náutica e para o Salone Nautico, e ao mesmo tempo uma grande oportunidade de desenvolvimento e posicionamento. Maurizio Grosso, Diretor técnico e de sustentabilidade do Salone Nautico, falou sobre isso, sublinhando: "Neste caminho, a Confindustria Nautica e os Saloni Nautici adotaram já em 2020 o Código de Honra da Sustentabilidade, que foi compartilhado com os expositores e todos os envolvidos no processo de organização e montagem do Salone Nautico de Gênova, referência internacional da nossa indústria. Nesta 64ª edição, quisemos projetar um evento cada vez mais alinhado com os padrões de sustentabilidade, com o objetivo de alcançar a Certificação ISO20121 para a organização de eventos sustentáveis."


Alessandro Modestino, Fundador e CEO da Meloria Comunicazione, apresentou o novo logotipo e a campanha publicitária do 64º Salone Nautico. O novo logotipo do Salone Nautico Internazionale de Gênova é inspirado na forma de uma proa que avança pelas ondas em direção a novos horizontes. Da união entre as iniciais do Salone Nautico e a forma estilizada da proa, nasceu uma marca distintiva que, de um rastro passageiro, se torna uma assinatura memorável e inconfundível no mar, representada pelo elemento gráfico azul. Para destacar a forma sinuosa da letra "S", foi escolhida uma linha fluida e dinâmica que expressa elegância e, ao mesmo tempo, a energia do movimento que quebra padrões. A letra, de fato, ultrapassa o quadrado em que está inscrita, uma forma geométrica escolhida para simbolizar a solidez.


A nova campanha – Salone Nautico. We are made of sea – pretende destacar como o Salone Nautico Internazionale de Gênova está em constante desenvolvimento e transformação, consolidando-se cada vez mais como o ponto de referência para o mercado náutico nacional e internacional. Muda em forma, mas seu DNA permanece fiel a si mesmo e aos seus valores. Fluido e sólido, identidade e mudança coexistem em uma única alma inspirada pelo mar. “We are made of sea” não é apenas um simples slogan, mas um compromisso concreto de continuar no caminho já traçado há anos pela defesa e respeito ao mar e, de forma mais ampla, pela sustentabilidade, como descrito por Maurizio Grosso em sua intervenção.


"Um Salone – concluiu Marina Stella – orgulhosamente italiano, representado pelo foco no nome 'Nautico', mas com um espírito internacional sublinhado pela definição 'Genoa Boat Show'".


OS PARCEIROS DO 64º SALONE NAUTICO INTERNACIONAL DE GÊNOVA


A importância estratégica do Salone Nautico, que se posiciona como a vitrine mais prestigiosa para as últimas inovações e tendências do mercado, também é comprovada pelo apoio dos patrocinadores que decidiram confirmar seu investimento e compromisso com o evento. Pelo quarto ano consecutivo, a Mercedes é o carro oficial do Salone Nautico. Além disso, a Eberhard & Co. se confirma como o relógio oficial, junto com a Helly Hansen, parceira oficial de vestuário do evento. Em 2024, a BPER Banca dará as boas-vindas aos visitantes como Welcome Partner, uma colaboração que há anos acompanha o setor com consultoria especializada e serviços financeiros dedicados. E ainda: Sara Assicurazioni, Genuina Pet Food, Kartell, Waterfront di Levante e Amiu, parceiro ambiental do Salone Nautico.


"A náutica representa um território que tem uma forte afinidade com nossas marcas. A parceria com o Salone de Gênova nos oferece uma importante porta de entrada para um mundo com o qual compartilhamos valores como excelência, performance, sustentabilidade e inovação", declarou Mirco Scarchilli, Responsável pela Marketing Communication Experience da Mercedes-Benz Itália. "Durante os dias do Salone, nosso espaço expositivo é vivido como um exclusivo iate clube que nos permite entrar em contato com clientes e entusiastas, estabelecendo as bases para novas e importantes oportunidades de relacionamento e compartilhamento."


Mario Peserico, Diretor-Geral da Eberhard & Co., comentou: "Estamos orgulhosos de ser novamente o Cronometrista Oficial do Salone. A conexão da Marca com o mundo do mar é profunda e permeia toda a nossa história, desde os primórdios até hoje. Para celebrar esse vínculo, revelaremos uma edição limitada exclusiva do Scafograf, cujo mostrador homenageia as ondas do mar, símbolo do fluxo do tempo, do passado que se propaga no presente e do movimento incessante em direção ao futuro."


"Em 2024, a BPER Banca dará as boas-vindas às centenas de milhares de visitantes esperados em Gênova para admirar o Salone Nautico. Estamos felizes em ser o Welcome Partner desta vitrine internacional do Made in Italy que exibe as joias da nossa indústria náutica e faz conhecer ao mundo um setor que impulsiona a economia dos nossos territórios. Um setor que a BPER sempre acompanhou com sua consultoria especializada e serviços financeiros dedicados", declarou Luigi Zanti, Diretor Regional da Ligúria BPER Banca.


"A relação entre Helly Hansen e o Salone de Gênova é uma conexão totalmente natural entre dois líderes do setor náutico internacional. Estamos orgulhosos de sermos novamente parceiros técnicos do maior e mais importante Salone do Mediterrâneo, que, nesses anos de colaboração bem-sucedida, cresceu em tamanho e reputação, contribuindo para o desenvolvimento da vela e da náutica na Itália", disse Michele Battocchio, gerente nacional da Itália da Helly Hansen. "O Salone de Gênova coincide perfeitamente este ano com o auge da America's Cup, a competição de vela mais prestigiosa do mundo, na qual a Helly Hansen está envolvida como patrocinadora e parceira técnica da American Magic, o desafio do New York Yacht Club."


Saiba mais em


Por: Redação Mundo Mar

Imagens: Divulgação

Comments


bottom of page