top of page

Copa Brasil de Vela 2024 termina em Ilhabela (SP)



Ilhabela (SP) foi palco da 12ª edição da Copa Brasil de Vela, realizada de 14 a 19 de outubro de 2024, com a participação de 105 barcos e 140 velejadores de diversas partes do país. A competição realizada na Escola de Vela Lars Grael, que já é uma tradição na "capital nacional da vela", contou com disputas em diversas classes.


O evento foi organizado pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela e apoio do CBC - Comitê Brasileiro de Clubes. Também foi a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, válido para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.


Além da competição adulta, o campeonato também contou com a 10ª edição da Copa Brasil de Vela Jovem, com os principais velejadores da nova geração (sub-19) competindo entre as classes do Mundial da Juventude.


Uma das novidades apresentadas foi que CBVela e Ilhabela farão em 2025 o Campeonato Brasileiro das classes olímpicas e as eliminatórias do Mundial da Juventude na mesma data da Copa Brasil.


''A Copa Brasil é já uma tradição de Ilhabela (SP), uma das capitais da vela nacional! Tivemos condições diversas de vento, e é muito bom que isso tenha virado uma tradição. Além disso, a gente tem toda uma interação com a comunidade durante o evento'', disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.


Entre os destaques, o filho e a esposa do ícone da vela Robert Scheidt brilharam em suas respectivas classes. O próprio Robert Scheidt acompanhou de perto as disputas na ilha e ainda promoveu uma clínica de ILCA - antiga Laser - para a nova geração ao lado de Henry Boening da CBVela.


''Eu acho que essa parceria aí entre a prefeitura, a EVI e a CBVela para trazer mais eventos para cá é muito positiva para a modalidade como um todo'', explicou Robert Scheidt, dono de cinco medalhas olímpicas.



Foto: Paulo Stefani

Коментарі


bottom of page