A XXXI Copa da Juventude – 2025, principal competição de vela jovem do Brasil, será realizada de 2 a 8 de fevereiro no Veleiros do Sul, em Porto Alegre (RS). Organizado pelo clube, pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e pela Federação de Vela do Rio Grande do Sul, o evento faz parte do Campeonato Brasileiro Interclubes do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e já conta com mais de 90 atletas inscritos de diferentes estados do país. As inscrições seguem abertas em eventos.velaid.com.br.
A competição servirá como seletiva para a formação da Equipe Brasileira de Vela Jovem (EBVJ), que representará o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude Sub-19 de 2025, em Vilamoura, Portugal. Além disso, será uma etapa de seleção para ingresso no Programa de Vela Jovem da CBVela, que busca desenvolver novos talentos para o futuro da modalidade.
O evento é considerado um marco na formação de novos velejadores brasileiros, proporcionando uma experiência única de aprendizado e competição de alto nível. Segundo Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, a expectativa é reunir os melhores jovens atletas do país em Porto Alegre para que possam demonstrar seu potencial.
Como parte da programação, os velejadores terão a oportunidade de participar do “Bate-Papo da Vela Jovem” com Torben Grael, um dos maiores nomes da vela mundial. O medalhista olímpico e treinador compartilhará experiências e conhecimentos, inspirando os atletas na busca pelo crescimento no esporte.
A temporada de 2025 começa com o Processo de Seleção e Avaliação de Atletas que irão integrar a Equipe Brasileira de Vela Jovem Sub-19. O Programa de Vela Jovem tem conquistado resultados expressivos, e a meta é manter essa trajetória de vitórias. Durante o evento, haverá espaço para avaliação dos atletas e troca de experiências entre velejadores, treinadores e famílias da comunidade da vela jovem brasileira, como destacou Juan Sienra, Gerente Executivo de Esportes da CBVela.
A competição contará com regatas em diversas classes, incluindo iQFOiL Youth (feminino e masculino), 420 (feminino, masculino e misto), ILCA 6 (feminino e masculino), ILCA 7 (masculino), 470 misto (Sub-24) e 29er (feminino e masculino/misto). A programação oficial inclui treinamentos, medições de equipamentos e cinco dias de regatas, com a cerimônia de encerramento e premiação no dia 8 de fevereiro. O Troféu Transitório de Melhor Clube Brasileiro – Vela será entregue ao clube que somar o maior número de pontos ao longo da competição.
A Copa da Juventude é uma das principais portas de entrada para futuros atletas olímpicos e profissionais da vela. Muitos dos principais velejadores brasileiros iniciaram suas carreiras neste evento, consolidando-se posteriormente em competições internacionais.
Para mais informações, inscrições e programação completa, os interessados podem acessar o site oficial do Clube Veleiros do Sul (www.vds.com.br) ou entrar em contato pelo telefone (51) 3265-1717 – Ramal 7.
Foto: Fred Hoffmann
Comments